Saltar para o conteúdo principal da página

Gestão de informação

  25h

Objectives
• Analisar o impacto da informação enquanto fator de produção da organização moderna.
• Identificar as alterações recentes nos processos decisionais das organizações.
• Explicar as fases de desenvolvimento de um modelo analítico, bem como as suas principais componentes.
• Avaliar a viabilidade de desenvolvimento de um modelo analítico com base num problema de negócio.
Guidelines
A presente formação visa dotar os formandos de conhecimentos, apoiar na transição digital e melhorar as competências profissionais e profissionais.
Support Material / Methodologies
MATERIAL APOIO

Encontra-se afeto a este curso a sala de formação devidamente equipada com todos os meios necessários: mesas, cadeiras, quadro, pc, videoprojetor.

METODOLOGIAS

Método Expositivo
Método Activo
Método Demosntrativo
Método Interrogativo
Programmatic content
• Contexto
o Papel da tecnologia na organização moderna
o Crescimento do universo digital
o As 7 leis da informação
• Definições
o Data Warehouse e ETL
o Big data
o Inteligência artificial
o Aprendizagem automática
o Ciência dos dados
• Decisão baseada em dados
o Intuição versus evidência
o A decisão atempada
o A experiência e a aprendizagem
o Automatização da decisão
• Princípios básicos da construção de modelos analíticos
o Esquema geral de desenvolvimento de um modelo analítico
o Construção de variáveis
o Construção de modelos
o Modelos preditivos e modelos descritivos
• Dos dados ao valor
o Oportunidades para a utilização de modelos analíticos
o Decomposição de problemas de negócio em problemas analíticos
o Construção de soluções de negócio a partir de modelos analíticos
o Casos de estudo
Target
São destinatérios ativos empregados, mais concretamente trabalhadores que possuam e evidenciem um vínculo contratual de trabalho com uma entidade empregadora.
Areas of Expertise and Credits
Desenvolver conhecimentos na área da informática/ transição digital.